Avançar para o conteúdo

A Psicologia Financeira: Lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade

A Psicologia Financeira é um livro de Morgan Housel que explora a relação entre a psicologia e as finanças pessoais. O autor argumenta que o sucesso financeiro tem menos a ver com a inteligência e muito mais a ver com o comportamento.

O livro é dividido em três partes. A primeira parte, “A psicologia do dinheiro”, examina os fatores psicológicos que influenciam nossas decisões financeiras. Housel discute temas como a aversão à perda, o viés de confirmação e a ganância.

A segunda parte, “Histórias de sucesso e fracasso”, apresenta casos reais de pessoas que alcançaram ou perderam riqueza devido a fatores psicológicos. Housel usa essas histórias para ilustrar os conceitos discutidos na primeira parte do livro.

A terceira parte, “Lição para a vida”, oferece conselhos práticos para melhorar nossas finanças pessoais. Housel enfatiza a importância de poupar, investir e ter uma visão realista do dinheiro.

Sinopse:

O livro de educação financeira mais comentado dos últimos anos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos no mundo todo!

O sucesso financeiro tem menos a ver com a sua inteligência e muito mais a ver com o seu comportamento. E a forma como alguém se comporta é uma coisa difícil de se ensinar, mesmo para pessoas bastante inteligentes.

A maneira como lidamos com o dinheiro ― finanças pessoais, investimentos, decisões de negócios ― costuma ser explicada como um campo puramente matemático, no qual dados e fórmulas nos dizem o que fazer. A verdade, porém, é que grandes decisões monetárias não são tomadas diante de uma planilha, mas durante jantares com a família e reuniões com os colegas de trabalho. Além disso, cada uma delas é um reflexo da história pessoal e das dificuldades enfrentadas pelo indivíduo que as tomou.

Abordando a gestão financeira de maneira inédita, Morgan Housel apresenta casos de sucessos e fracassos de investidores que demonstram a importância do fator psicológico no gerenciamento das finanças, oferecendo aprendizados para administrar e fazer o dinheiro render em busca do grande objetivo de todos nós: ser feliz.

[A psicologia Financeira] é uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada em administrar melhor seu dinheiro.” ― James Clear, autor do best-seller Hábitos Atômicos

Descubra novos favoritos com nossas recomendações de livros

A Psicologia do Dinheiro
Dan Ariely e Jeff Kreisler (Autor)
A Psicologia das Cores no Marketing
Cristiane Thiel (Autor)
Como Atrair Dinheiro
Joseph Murphy (Autor)