Avançar para o conteúdo

Abilio – Determinado, ambicioso, polêmico: A trajetória de Abilio Diniz, o empresário brasileiro mais importante do varejo global

Abilio – Determinado, ambicioso, polêmico é uma biografia escrita por Cristiane Correa. Publicada em 2015, a obra narra a vida e a carreira de Abilio Diniz, um dos empresários mais influentes e controversos do Brasil.

abilio diniz livro
4.9/5

Alguns destaques sobre o livro:

  • História:

    • Em 1948, o imigrante Valentim dos Santos Diniz inaugurou uma discreta doceria em São Paulo chamada Pão de Açúcar. Menos de uma década depois, acompanhado de seu primogênito, Abilio, o patriarca abriu o primeiro supermercado da família. Esse foi o passo inicial para a construção de uma companhia que se tornaria a maior varejista do Brasil, com um faturamento anual significativo.
    • Abilio Diniz é descrito como mercurial, decidido, arrojado, polêmico e arrogante. No entanto, talvez nenhum adjetivo seja tão apropriado quanto resiliente. Ele enfrentou um sequestro, brigas familiares, crises econômicas e, finalmente, uma queda de braço que o afastou do negócio ao qual dedicou mais de cinco décadas de sua vida.
    • Hoje, Abilio Diniz acelera em outra direção, tornando-se um dos maiores investidores do Carrefour no Brasil e na França, além de ser um acionista relevante na BRF, a gigante de alimentos nascida da fusão entre Sadia e Perdigão.
Sinopse:

A trajetória de Abilio Diniz, o empresário brasileiro mais importante do varejo global

Em 1948, o imigrante Valentim dos Santos Diniz inaugurou uma discreta doceria em São Paulo chamada Pão de Açúcar. Menos de uma década depois, acompanhado de seu primogênito, Abilio, “seu Santos”, como o patriarca era conhecido, abriu o primeiro supermercado da família. Era o passo inicial para a construção de uma companhia que se tornaria a maior varejista do Brasil, com um faturamento anual de 64,4 bilhões de reais em 2013.

Foi graças à ambição de Abilio Diniz que o pequeno negócio familiar se transformou numa potência.

Mercurial, decidido, arrojado, polêmico, arrogante. São muitos os adjetivos que podem descrever Abilio Diniz. Mas talvez nenhum seja tão apropriado como resiliente. Ao longo da vida ele enfrentou um sequestro, uma cruel briga familiar, inúmeras crises econômicas e, finalmente, uma queda de braço que acabaria por afastá-lo do negócio ao qual dedicara mais de cinco décadas de sua vida. Pois hoje, em vez de diminuir o ritmo, o empresário acelera em outra direção. Tornou-se recentemente um dos maiores investidores do Carrefour no Brasil e na França – e ainda um acionista relevante na BRF, a gigante de alimentos nascida da fusão entre Sadia e Perdigão.

abilio diniz livro

Sua próxima leitura favorita pode estar entre estas recomendações