Avançar para o conteúdo

Dom Quixote

Dom Quixote, obra-prima de Miguel de Cervantes, é considerada a maior da literatura espanhola e um dos livros mais lidos da história. Publicada em duas partes (1605 e 1615), narra as aventuras de um fidalgo que, após se encharcar de romances de cavalaria, decide se tornar um cavaleiro andante e lutar contra injustiças imaginárias. Acompanhado de seu fiel escudeiro Sancho Pança, Dom Quixote embarca em uma jornada repleta de humor e crítica social.

baixar livro dom quixote pdf

O livro é conhecido por sua sátira às antigas novelas de cavalaria e é apontado como o primeiro romance moderno, influenciando várias gerações de escritores.

 As personagens de Dom Quixote e Sancho Pança transcendem as páginas do livro e se tornaram ícones do imaginário popular, representados em diversas formas de arte como pintura, poesia, cinema e música.

A história é rica em humor e crítica social, com Quixote enfrentando moinhos de vento que ele acredita serem gigantes e outras situações onde a linha entre a realidade e a fantasia é frequentemente borrada. A obra é um estudo profundo sobre a percepção e a realidade, e continua a ser relevante e admirada séculos após sua publicação.

Sinopse:

O clássico fundador do romance moderno em nova tradução de Ernani Ssó, com introdução do acadêmico britânico John Rutherford e posfácios de Ricardo Piglia e Jorge Luis Borges.

Dom Quixote de La Mancha não tem outros inimigos além dos que povoam sua mente enlouquecida. Seu cavalo não é um alazão imponente, seu escudeiro é um simples camponês da vizinhança e ele próprio foi ordenado cavaleiro por um estalajadeiro. Para completar, o narrador da história afirma se tratar de um relato de segunda mão, escrito pelo historiador árabe Cide Hamete Benengeli, e que seu trabalho se resume a compilar informações.

Não é preciso avançar muito na leitura para perceber que Dom Quixote é bem diferente das novelas de cavalaria tradicionais – um gênero muito cultuado na Espanha do início do século XVII, apesar de tratar de uma instituição que já não existia havia muito tempo. A história do fidalgo que perde o juízo e parte pelo país para lutar em nome da justiça contém elementos que iriam dar início à tradição do romance moderno – como o humor, as digressões e reflexões de toda ordem, a oralidade nas falas, a metalinguagem – e marcariam o fim da Idade Média na literatura.

Mas não foram apenas as inovações formais que garantiram a presença de Dom Quixote entre os grandes clássicos da literatura ocidental. Para milhões de pessoas que tiveram contato com a obra em suas mais diversas formas – adaptações para o público infantil e juvenil, histórias em quadrinhos, desenhos animados, peças de teatro, filmes e musicais -, o Cavaleiro da Triste Figura representa a capacidade de transformação do ser humano em busca de seus ideais, por mais obstinada, infrutífera e patética que essa luta possa parecer.

baixar livro dom quixote pdf

Sua próxima leitura favorita pode estar entre estas recomendações

Orgulho e Preconceito
Jane Austen (Autor)
Crime e Castigo
Dostoiévski (Autor)
O Morro dos Ventos Uivantes
Emily Bronte (Autor)