Avançar para o conteúdo
Essencialismo - Greg Mckeown
4.8/5

Essencialismo: A disciplinada busca por menos

Essencialismo é um livro escrito por Greg McKeown que apresenta a filosofia do Essencialismo. Este é um método de simplificar a vida concentrando-se no que é verdadeiramente essencial e eliminando tudo o que não é. O autor argumenta que vivemos em um estado de sobrecarga de informações e opções, e que isto leva ao estresse e à falta de satisfação.

O Conceito de Essencialismo

O Essencialismo, diz McKeown, não é sobre como fazer mais coisas em menos tempo. Em vez disso, é sobre fazer menos coisas, mas coisas que realmente importam. Ele ensina a fazer escolhas mais seletivas sobre onde investir nosso tempo e energia. McKeown sugere que ao invés de tentarmos fazer tudo, deveríamos procurar encontrar onde podemos fazer a maior diferença e focar nossos esforços nessa área.

Pontos Importantes do Essencialismo

  • A importância da clareza: Identificar o que é essencial em nossas vidas nos permite descartar o que não é. Isso nos leva a uma vida mais simples e mais focada.

  • O poder de escolha: Temos o poder de escolher. Devemos exercer esse poder para focar no que é essencial e eliminar o resto.

  • A importância de dizer não: Para poder concentrar-se no que é essencial, é necessário dizer não a coisas que não são. Dizer não é uma habilidade essencial para praticar o essencialismo.

  • A importância do sono: Dormir o suficiente é crucial para a nossa capacidade de tomar boas decisões e focar no que é essencial.

  • A importância do jogo: O jogo é uma atividade que exploramos por sua própria causa, e tem um impacto positivo em nossa criatividade e bem-estar.

  • A importância da rotina: Ter uma rotina nos ajuda a fazer o que é essencial sem ter que pensar muito nisso. Isso economiza energia mental para outras decisões.

  • A importância de estar presente: Estar presente nos permite apreciar o que é essencial no momento.

  • O conceito de menos mas melhor: Em vez de fazer muitas coisas de maneira medíocre, devemos nos concentrar em fazer menos coisas, mas fazê-las bem.

  • O poder da pausa: A pausa nos permite refletir sobre o que é essencial e recarregar nossas energias.

Sinopse:

O ESSENCIALISTA NÃO FAZ MAIS COISAS EM MENOS TEMPO – ELE FAZ APENAS AS COISAS CERTAS.

Se você se sente sobrecarregado e ao mesmo tempo subutilizado, ocupado, mas pouco produtivo, e se o seu tempo parece servir apenas aos interesses dos outros, você precisa conhecer o essencialismo.

O essencialismo é mais do que uma estratégia de gestão de tempo ou uma técnica de produtividade. Trata-se de um método para identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa.

Quando tentamos fazer tudo e ter tudo, realizamos concessões que nos afastam da nossa meta. Se não decidimos onde devemos concentrar nosso tempo e nossa energia, outras pessoas – chefes, colegas, clientes e até a família – decidem por nós, e logo perdemos de vista tudo o que é significativo.

Neste livro, Greg McKeown mostra que, para equilibrar trabalho e vida pessoal, não basta recusar solicitações aleatoriamente: é preciso eliminar o que não é essencial e se livrar de desperdícios de tempo. Devemos aprender a reduzir, simplificar e manter o foco em nossos objetivos.

Quando realizamos tarefas que não aproveitam nossos talentos e assumimos compromissos só para agradar aos outros, abrimos mão do nosso poder de escolha. O essencialista toma as próprias decisões – e só entra em ação se puder fazer a diferença.

“Greg McKeown nos lembra que a clareza de foco e a capacidade de dizer ‘não’ são aspectos desvalorizados, porém fundamentais para os negócios nos dias de hoje.” – Jeff Weiner, presidente-executivo do LinkedIn.

Selecionamos estes livros baseados em seus interesses

Como Atrair Dinheiro

Joseph Murphy (Autor)
livro como atrair dinheiro

Mente Afiada

Sanjay Gupta (Autor)
livro mente afiada

Nação Dopamina

Dra. Anna Lembke (Autor)
livro nação dopamina pdf