Avançar para o conteúdo

Auto da Compadecida

o-auto-da-compadecida-livro-pdf
4.9/5

Auto da Compadecida é uma obra-prima do escritor brasileiro Ariano Suassuna. Escrita em 1955 e levada ao palco pela primeira vez em 1956 no Teatro Santa Isabel, a peça é dividida em três atos e tem como pano de fundo o sertão nordestino. A história gira em torno das aventuras de João Grilo e Chicó, dois amigos inseparáveis que enfrentam a fome, a aridez, a seca, a violência e a pobreza enquanto tentam sobreviver em um ambiente hostil e miserável.

Utilizando inteligência e esperteza, eles contornam os problemas e interagem com figuras cômicas e autoridades corruptas. A trama é repleta de humor, sátira social e crítica às hipocrisias da época. Além do sucesso teatral, “Auto da Compadecida” também foi adaptado para a televisão e o cinema, tornando-se uma das obras mais queridas da literatura e do teatro brasileiros.

Sinopse:

Auto da Compadecida representa o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel.

É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna.

Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas.

Apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social] e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste.

Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi “o texto mais popular do moderno teatro brasileiro”.

Em 2000, inspirou o filme homônimo estrelado por Selton Melo e Matheus Nachtergaele e dirigido por Guel Arraes. Por muito tempo, a adaptação audiovisual foi a maior bilheteria do cinema brasileiro. 

o-auto-da-compadecida-livro-pdf

Estas são nossas recomendações literárias especialmente para você

Gabriela, Cravo e Canela

Jorge Amado (Autor)
Gabriela Cravo e Canela pdf

Memórias póstumas de Brás Cubas

Machado de Assis (Autor)
machado de assis pdf

Rita Lee: Uma Autobiografia

Rita Lee (Autor)
Rita lee livro pdf