O grande Gatsby
Autor: F. Scott Fitzgerald
Sinopse:
O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, é ambientado na efervescente década de 1920, quando o jazz dominava a música, a riqueza aparentava estar por toda parte e o gim era a bebida favorita, apesar da proibição. O protagonista, Jay Gatsby, é um enigmático e generoso anfitrião, famoso por suas festas luxuosas em sua grandiosa mansão, atraindo os membros da alta sociedade.
O livro é narrado por Nick Carraway, um aristocrata falido que se muda para Nova York em busca de oportunidades como corretor de títulos. Ele acaba convivendo com sua prima Daisy Buchanan, que é o grande amor de Gatsby, além de seu marido Tom Buchanan e a golfista Jordan Baker, todos pertencentes à aristocracia tradicional.
No centro do romance, assim como em outras obras de Fitzgerald, está a influência do dinheiro. No entanto, o obsessivo romantismo de Gatsby por Daisy entra em conflito com o materialismo do sonho americano, representado pela busca incessante por riqueza. Publicado em 1925, O Grande Gatsby se tornou a obra-prima de Fitzgerald, sendo um retrato profundo da Geração Perdida e dos expatriados da década de 1920.