Avançar para o conteúdo

O Velho e o Mar

livro o velho e o mar
4.5/5

Dando início à renovação da identidade visual das obras de Ernest Hemingway, a Bertrand Brasil relança “O velho e o mar”, um dos principais livros de sua carreira. Título mais vendido do autor no Brasil, foi agraciado com o Prêmio Pulitzer, em 1954.

Depois de anos na profissão, havia 84 dias que o velho pescador Santiago não apanhava um único peixe. Por isso já diziam se tratar de um salão, ou seja, um azarento da pior espécie.

Mas ele possui coragem, acredita em si mesmo, e parte sozinho para alto-mar, munido da certeza de que, desta vez, será bem-sucedido no seu trabalho.Esta é a história de um homem que convive com a solidão, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e a inabalável confiança na vida.

Com um enredo tenso que prende o leitor na ponta da linha, Hemingway escreveu uma das mais belas obras da literatura contemporânea Uma história dotada de profunda mensagem de fé no homem e em sua capacidade de superar as limitações a que a vida o submete.

Sobre o Autor

Ernest Hemingway é um dos pilares da literatura contemporânea mundial. Nascido em 1899, começou a escrever aos 18 anos para um jornal. Quando os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial, alistou-se como voluntário tornando-se motorista de ambulância para o Exército da Itália. Após ser ferido, recebeu uma condecoração do governo italiano. Ao voltar para os Estados Unidos, trabalhou como repórter para jornais americanos e canadenses, e então voltou para a Europa, cobrindo eventos como a Revolução Grega. Durante os anos 1920, tornou-se membro do grupo de expatriados americanos em Paris, o qual ele descreveu em seu primeiro livro, O sol também se levanta (1926). Ernest Hemingway foi agraciado com o Nobel de Literatura em 1954 e faleceu em 1961.
 

Resenha Especializada

O velho e o mar é a obra mais conhecida de Ernest Hemingway, autor norte-americano, vencedor do Nobel de Literatura.
Nela embarcamos na aventura de Santiago, velho pescador que se encontra numa fase difícil, obsessivamente motivado pelo desafio de ficar de frente com um adversário à altura de sua ambição de grande pescador, e superar o orgulho ferido pelo desprezo dos companheiros de aldeia que, supersticiosos, o tomam por azarado.
Santiago se lança ao mar com a coragem de um herói valoroso, mas a concretização do seu sonho é dificultada por diversos obstáculos, pois ele terá de superar suas limitações físicas, lidar com a escassez de água e alimento, enfrentar os humores das forças da natureza e também as ameaças que submergem das profundezas oceânicas. E, como é de se esperar dos heróis, nada o detém.
Então o tão aguardado momento em que se depara com o seu troféu acaba chegando; surpreendentemente o peixe com o qual travará uma luta épica é gigantesco, tornando o embate entre os dois adversários emocionante.
Esta novela é também, ou principalmente, uma das mais belas histórias de amizade da literatura, pois o velho Santiago não só é admirado, como também compreendido pelo jovem Manolim, que não se importa com o que falam a respeito do amigo, e só não o acompanha no mar porque a família o impede, mas em terra firme, o aspirante a pescador é o mais solidário dos companheiros.

Clique aqui para Baixar ou Ler o Livro em PDF:
O Velho e o Mar por Ernest Hemingway
livro o velho e o mar
5/5

Veja também

1808 - Laurentino Gomes

1808 livro
5/5

Capitães de Areia - Jorge Amado

capitães da areia pdf
5/5

O Xangô de Baker Street - Jô Soares

5/5