Avançar para o conteúdo

Sapiens: Uma breve história da humanidade

Sapiens: Uma Breve História da Humanidade é um livro escrito pelo historiador e professor Yuval Noah Harari, publicado originalmente em hebraico em 2011 e traduzido para o inglês em 2014. O livro explora a evolução da espécie humana desde as origens até a atualidade, abordando as principais revoluções culturais e tecnológicas que moldaram nossa história.

livro sapiens

Harari divide a história da humanidade em quatro grandes revoluções:

  1. Revolução Cognitiva (cerca de 70.000 anos atrás): A emergência da linguagem e da capacidade de pensar abstratamente permitiu que os Homo sapiens começassem a compartilhar informações e desenvolver mitos, religiões e sistemas sociais complexos. Essa capacidade de imaginar realidades compartilhadas e cooperar em grandes grupos deu aos Homo sapiens uma vantagem sobre outras espécies humanas e animais.

  2. Revolução Agrícola (cerca de 12.000 anos atrás): A domesticação de plantas e animais levou ao desenvolvimento da agricultura, o que possibilitou a criação de assentamentos humanos permanentes e o aumento da população. Essa revolução também trouxe mudanças na organização social, com a emergência de classes sociais, divisão de trabalho e hierarquias.

  3. Unificação da Humanidade (últimos 2.000 anos): Conforme impérios e civilizações cresceram e entraram em contato uns com os outros, ocorreu a unificação da humanidade em termos culturais, políticos e econômicos. O surgimento de impérios, o desenvolvimento de rotas comerciais globais e a disseminação de religiões universais, como o cristianismo e o islamismo, contribuíram para essa unificação.

  4. Revolução Científica (cerca de 500 anos atrás): A partir do século XVI, a busca pelo conhecimento e a adoção do método científico transformaram a compreensão humana do mundo e possibilitaram o desenvolvimento de tecnologias que moldaram a vida moderna. A Revolução Científica também foi impulsionada pela expansão dos impérios europeus e pela globalização.

Sapiens é um livro ambicioso e envolvente que oferece uma visão geral da história da humanidade, destacando como nossa espécie se desenvolveu e moldou o mundo ao nosso redor. Harari também levanta questões importantes sobre o impacto das revoluções culturais e tecnológicas em nossas vidas e o futuro da humanidade.

Sinopse do Livro:

Na nova edição do livro que conquistou milhões de leitores ao redor do mundo, Yuval Noah Harari questiona tudo o que sabemos sobre a trajetória humana no planeta ao explorar quem somos, como chegamos até aqui e por quais caminhos ainda poderemos seguir. O planeta Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos.

Numa fração ínfima desse tempo, uma espécie entre incontáveis outras o dominou: nós, humanos. Somos os animais mais evoluídos e mais destrutivos que jamais viveram. Sapiens é a obra-prima de Yuval Noah Harari e o consagrou como um dos pensadores mais brilhantes da atualidade.

Num feito surpreendente, que já fez deste livro um clássico contemporâneo, o historiador israelense aplica uma fascinante narrativa histórica a todas as instâncias do percurso humano sobre a Terra. Da Idade da Pedra ao Vale do Silício, temos aqui uma visão ampla e crítica da jornada em que deixamos de ser meros símios para nos tornarmos os governantes do mundo.

Harari se vale de uma abordagem multidisciplinar que preenche as lacunas entre história, biologia, filosofia e economia, e, com uma perspectiva macro e micro, analisa não apenas os grandes acontecimentos, mas também as mudanças mais sutis notadas pelos indivíduos.

“Interessante e provocador. Nos traz a sensação de quão breve é o tempo em que estamos nesta Terra.” — Barack Obama

“Recomendo Sapiens a qualquer pessoa que esteja interessada na história e no futuro de nossa espécie.” — Bill Gates

“Uma incrível investigação para compreender o passado, situar o presente e pensar para onde iremos. Num momento de crise civilizatória, a obra de Harari é um convite à reflexão.” — Djamila Ribeiro

” Sapiens não só trata das questões mais importantes da história de nossa espécie como é escrito numa linguagem vívida e inesquecível.” — Jared Diamond

“O livro de Yuval Noah Harari é muito bom. Fui surpreendido por pontos de vista que nunca tinha imaginado.” — Leandro Karnal

“O modo como Harari narra a história de nós, humanos, e enxerga nosso futuro é arrebatador.” — Natalie Portman

“Sapiens é uma exploração fascinante sobre como aquilo que nos torna humanos é muito mais do que uma biologia notável: é o mundo mental que construímos em conjunto.” — Suzana Herculano-Houzel

Livros recomendados para você